images/noticia/A59bad888880f8.png Quartetto Supermercados Como congelar alimentos crus e cozidos corretamente

Dicas

Como congelar alimentos crus e cozidos corretamente

Hoje, no Blog do Quartetto, você aprenderá congelar alimentos crus e cozidos do jeito certo. Assim, eles duram mais no congelador e preservam melhor suas características. Experimente!

Vegetais: para congelar os vegetais, eles devem estar frescos, higienizados e com textura firme. Quase todos os vegetais podem ser congelados, coma exceção das folhas, como alface, almeirão e couve. Para congelar os vegetais, é necessário um pré-cozimento e, a melhor técnica, é a do branqueamento.

Branqueamento: método de preparação de alimentos em que os vegetais são cozidos por um curto período de tempo – em água fervente ou vapor – e, em seguida, esfriados imediatamente em uma tigela com água gelada. Quando feito corretamente, o branqueamento preserva as cores dos vegetais, bem como suas texturas.

Prepare uma tigela com água gelada. Leve uma panela com água para ferver. Adicione uma colher de sal. Adicione os vegetais até cozinharem e ficarem meio durinhos. Retire com uma escumadeira e mergulhe imediatamente na tigela e água gelada. Assim você mantém seu legume durinho pronto para ser congelado. Retire da água, deixe escorrer bem e embale os vegetais ou em potes hermeticamente fechados (e identificados), ou em sacos plásticos. Neste último caso, você deve retirar todo o ar para então congelar.

Sopas: ao preparar as sopas, é sempre importante lembrar de detalhes que fazem toda a diferença na hora do descongelamento. As sopinhas devem ser preparadas com alimentos frescos e com pouco sal. Use e abuse das ervas, que também devem ser frescas, e não cozinhe muito. Do descongelamento ao aquecimento, ainda há um caminho para que os ingredientes atinjam a textura perfeita.

Purês: batatas e outros legumes que utilizamos para fazer o purê, se congelados em pedaços ou inteiros, perdem sua textura. Porém, se transformados em purês, esta situação desaparece. Todos os tipos de purês podem ser congelados tranquilamente. Faça o purê e, se for congelar diretamente, faça o processo do resfriamento. Consuma em até 2 meses.

Frutas: exceto a banana e a pera d´água, todas as frutas podem ser congeladas. Inteiras ou em pedaços, o mais importante é que você coloque-as no congelador devidamente higienizadas, sem casca e, se cortadas, sem sementes.

Ver mais Histórias

PICANHA NA MANTEIGA E ERVAS FRESCAS
Carne ao Molho de Cerveja
5 dicas de alimentos saudáveis para o jantar